-
Arquitetos: Arkana Architects
- Área: 1200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Indra Wiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desa Hay é um complexo de casas em Canggu, Bali. Projetado para viajantes conscientes, que são principalmente turistas estrangeiros, utilizando elementos arquitetônicos tradicionais da Indonésia, não apenas de Bali, mas também de Java e Sumatra. Curiosamente, o cliente do Desa Hay também desejava um toque da atmosfera pacífica e selvagem da região de Ubud. Por isso, procuramos usar materiais naturais que se misturam com as plantações adjacentes. Rodeados por campos de arroz, os hóspedes passarão por caminhos de pedra logo na entrada, com as plantas e cercas de madeira servindo como guias naturais antes de acessar as casas.
Protegendo esse percurso há uma cobertura de painéis solares e esta curta caminhada termina no tradicional portão de Bali, escondido entre as árvores. O resort consiste em seis casas em forma de bangalô, separadas por uma plantação exuberante. Elas têm o mesmo design, instalações, atmosfera e materiais. Cada uma das casas foi projetada com uma releitura moderna dos telhados de Sumatra. Essa ideia marca o projeto, com a cobertura alta e uma marquise plana em duas laterais, gerando uma silhueta que pode ser vista desde longe. Também combinamos este elemento étnico com materiais naturais, como o envoltório de bambu, que é usado para o teto, e a cobertura de telha shingle .
Além disso, esta moradia também combina dois tipos diferentes de madeira. A madeira enegrecida é a estrutura principal e a acastanhada é para os móveis. Também criamos uma porta única com folhas curvas aplicadas sobre ela e usamos ardósia multicolorida na área do banheiro. Em todas as casas queríamos trazer o exterior para dentro, por isso, decidimos colocar a banheira ao lado da edificação, sem paredes ao redor, mas ainda protegida da vista externa ou de outras casas por uma vegetação alta.
As paredes da edificação também são feitas apenas com vidro sem moldura. Os hóspedes terão uma profunda sensação de tranquilidade, bem-estar e harmonia com a natureza. Além disso, Desa Hay tem mais instalações de apoio. Uma delas é a edificação Joglo com as exatas quatro grandes colunas em seu interior, assim como as casas Joglo em Java. Este espaço é mais do que um hall, os visitantes podem usá-lo para tomar café da manhã e jantar. Além disso, os hóspedes podem fazer muitas atividades em uma área ao ar livre, como churrasco, pequenas reuniões ou casamentos particulares. Há também uma piscina pública. Estas três instalações estão localizadas entre as seis casas para que sejam facilmente acessíveis por cada hóspede. Por fim, Desa Hay se configura como uma porta de entrada perfeita para o viajante que deseja desfrutar de seu tempo em meio da natureza.